A
Homeopatia
é uma forma de terapia alternativa que se baseia no princípio
similia similibus curantur
- semelhante pelo semelhante se cura, em que o tratamento se dá a partir da diluição e dinamização da mesma substância que produz o sintoma num indivíduo saudável.
A
Homeopatia
reconhece os sintomas como uma reação contra a doença. A doença é uma perturbação da energia vital e a
Homeopatia
provoca o restabelecimento do equilíbrio. Desse modo, o sistema de cura natural da pessoa é estimulado a estabelecer uma reacção de restauração da saúde pelas suas próprias defesas e de dentro para fora. Este tratamento olha para o todo da pessoa e não apenas para a doença.
Este é o segundo sistema médico mais utilizado no mundo.
Pesquisas científicas têm revelado efeitos muito positivos dos medicamentos homeopáticos.
A
Homeopatia
é direcionada a pessoas de todas as idades. Isto inclui recém-nascidos, crianças ou adultos, mulheres grávidas e lactantes, idosos e pessoas em qualquer tipo de tratamento simultâneo. Os medicamentos homeopáticos não são tóxicos. Não têm contra-indicações, interações com outros medicamentos nem efeitos adversos conhecidos.
A
Homeopatia
tem amplitude nas doenças mais comuns, tais como as corizas, constipações, tosse, estados gripais, dor de garganta ou enjôo. Podem ser usados também para o tratamento de doenças crónicas ou recorrentes, tais como alergias, eczemas, asma, distúrbios do sono. A
Homeopatia
pode ser usada como um tratamento complementar após lesões, cirurgias e durante o parto (natural, após um tratamento adequado profissional). Também pode ser usada para melhorar a tolerância à vacinação, antibióticos ou o tratamento de doenças graves como por exemplo, quimioterapia e radioterapia.
Na
FamaSaúde
a sua primeira consulta tende a ser mais longa. O médico Homeopata fará um diagnóstico sobre o seu estado geral físico e mental, sobre o seu historial de doenças, bem como sobre a sua família e o seu contexto profissional. Estaremos particularmente interessados em circunstâncias e detalhes relacionados com a melhoria ou deterioração dos sintomas, tentando encontrar as várias conexões e ligações entre as informações que lhe for dando.
Em alguns casos, poderemos recomendar um medicamento homeopático já comercializado e disponível em vários locais de venda com base em sintomas evidentes no caso de uma constipção banal, a dentição nos bebés, herpes labial, enjoo, etc... No entanto numa consulta de
Homeopatia
os medicamentos Homeopáticos prescritos para si são totalmente individualizados e servirão somente para si e mais ninguém, tendo que na maioria das vezes ter que ser manipulados em laboratório nas doses apropriadas para si.
Poderemos também equacionar um ou mais medicamentos ou até mesmo um tratamento mais complexo que envolva a medicação homeopática em conjugação com medicação dita convencional. As consultas posteriores tendem a ser mais curtas que a primeira, uma vez que o médico já reuniu o seu historial e apenas adaptará as diluições do medicamento Homeopático.