PELE
À medida que envelhecemos vemos e sentimos mudanças na nossa pele, torna-se mais seca, enrugada e começam a surgir manchas.
Algumas dessas mudanças são naturais, inevitáveis e inofensivas e podem ser prevenidas ou tratadas.
CAUSAS DO ENVELHECIMENTO
Com o passar dos anos, a pele perde elasticidade e as fibras de colágeno e de elastina, que são responsáveis por manter a elasticidade da pele, enfraquecem. A pele torna-se mais fina, perde lípidos e perde a firmeza.
ENVELHECIMENTO INTRÍNSECO:
Geneticamente programado, trata-se de um processo natural que resulta da degeneração lenta dos tecidos, inscrito no património genético de cada um.
É o “relógio biológico » perante o qual não somos todos iguais …
ENVELHECIMENTO EXTRÍNSECO:
Provocado por múltiplos factores ambientais, tais como a exposição ao sol, a poluição, o stress, tabaco, etc.
SINAIS DO ENVELHECIMENTO:
• Os primeiros sinais do envelhecimento cutâneo, as rugas e as rídulas, a ausência de luminosidade e a perda de elasticidade, aparecem.
Estas manifestações estão relacionadas com a desaceleração do metabolismo das células da pele e com o ataque sucessivo dos radicais livres: agentes oxidantes, entre outros, provocados pelas exposições aos raios UV.
• Em seguida, as rugas formam sulcos profundos e a pele perde firmeza.
Estas marcas do tempo estão essencialmente relacionadas com a rarefacção das fibras de colagénio e o empobrecimento da substância fundamental da derme, o ácido hialurónico.
• Por fim, a pele madura perde densidade, vitalidade e conforto.
Com o tempo, a síntese dos componentes essenciais da pele abranda :
- O ácido hialurónico e o colagénio, moléculas-chave do tecido de suporte da pele, rarefazem-se. A arquitectura da pele fragiliza-se, perde densidade e distende-se.
- Estes sinais são acompanhados de secura cutânea relacionada com a diminuição natural dos lípidos da pele.
SINAIS E SINTOMAS:
Rugas
Pele seca
Manchas na pele